Como escolher o tipo de colchão certo para dormir bem?
Escolher um colchão, à primeira vista, parece uma tarefa fácil. Mas é muito comum surgir alguma dúvida na hora de comprar. Afinal, existem vários tipos de colchão: colchão de espuma, colchão de molas, colchão de látex etc.
Só uma coisa é certa: o tipo de colchão ideal é aquele em que você se sente bem, fica com a coluna alinhada e os músculos relaxados. Se você deita e percebe qualquer incomodo, troque! O colchão precisa ser antes de tudo, confortável.
O colchão ideal não deve ser nem macio nem rígido demais. O colchão muito mole pode deixar a coluna torta durante o sono e causar dores. Já o modelo muito duro pode provocar dores nos ombros, quadris e deixar uma sensação de cansaço. Escolha, portanto, um meio termo.
Saiba que um colchão dura em média oito anos. Uma dica importante para prolongar a vida útil é virar de lado a cada três meses para evitar que fique com as marcas do corpo e que surjam buracos no material.
Para ajudar na sua escolha, preparamos um guia mostrando os diferentes tipos de colchão. E lembre-se: aqui no Interlar Interlagos você encontra o modelo mais adequado para você.
Quais os tipos de colchão?
Colchão de espuma
É o tipo mais vendido. Feito com espuma comum, tem densidades que variam bastante. Por isso, antes de decidir, consulte a tabela do fabricante e peça para um vendedor explicar a diferença. Esse é também o modelo mais barato, o que permite ser trocado com frequência. E isso é fundamental, pois deforma mais rápido que os demais.
Colchão de molas
Esse modelo possui molas entrelaçadas cobertas com uma camada de espuma. É mais indicado para camas de solteiro. Isso porque, na cama de casal, quando uma pessoa se mexe, o colchão todo se movimenta, prejudicando o sono do outro. É um dos tipos mais pesados, mas tem uma durabilidade maior.
Colchão de molas ensacadas
Indicado para camas de casal, esse colchão tem molas envolvidas uma a uma, garantindo conforto e durabilidade. Quando uma pessoa se mexe de um lado, o outro permanece estável. Uma das faces costuma ter, ainda, uma camada de espuma chamada de pillow top que proporciona conforto extra.
Colchão de látex
Esse material é macio e durável, deixando o colchão mais confortável, adaptando-se ao formato do corpo. Ideal para pessoas alérgicas, costuma vir com tratamento contra fungos, ácaros e bactérias.
Colchão viscoelástico
Com tecnologia usada por astronautas, esse colchão é feito com uma espuma que se molda ao corpo sem deformar, oferecendo boa sustentação à coluna. É preparado para suportar todos os pesos e alturas sem necessidade de consultar a tabela de fabricação. Costuma ser também o modelo mais caro.
Como escolher a densidade do colchão?
Depois de escolher qual o tipo de colchão a próxima decisão é a densidade do colchão. E, para isso, tem uma regrinha: a densidade deve ser baseada na sua altura e peso. Para não ficar na dúvida é só seguir a tabelinha que preparamos abaixo:
Colchão: onde comprar?
Gostou das dicas? Agora ficou mais fácil escolher seu colchão, não é? Veja aqui a relação de lojas do Interlar Interlagos, onde você vai encontrar o que procura, sem sair do orçamento.
Castor
Loja 176
Colchões Ortobom
Loja 109
Copel
Loja 165
Orthokonfort
Loja 163
Probel
Loja 166 (inauguração em breve)
Sleep House
Loja 112
Sofá & Colchões
Loja 111