Dicas

Divisórias de ambiente: 5 dicas para delimitar espaços em sua casa

Aproveitar melhor os espaços disponíveis em nossa casa é sempre um desafio. Nestes casos, usar divisórias para separar os ambientes é sempre uma boa opção. Esta é a forma mais prática de dividir um espaço grande, como uma sala de estar, por exemplo, ou mesmo racionalizar o uso de um apartamento do tipo estúdio.

São vários os modelos de divisórias de ambiente disponíveis no mercado. Alguns são fixos, outros móveis, o que permite que você modifique a formatação de um cômodo quantas vezes desejar, além de estarem disponíveis em diferentes materiais para os mais diversos tipos de projetos.  Mas, além da funcionalidade, você deve escolher o modelo que mais combine com a decoração de sua casa. Afinal, além do conforto e da praticidade, a estética também é importante, não é mesmo? Vem com a gente e confira todos os detalhes para delimitar espaços em sua casa e proporcionar um ambiente ainda mais incrível!

Tipos de divisórias de ambiente

Para te ajudar a descobrir o material, as cores e a textura da divisória de ambiente que você precisa para a sua casa, separamos aqui algumas dicas. São diversos modelos que você encontra no mercado para dar um up no visual da sua casa. Olha só:

Divisória de ambiente de madeira

Imagem: Adobe Stock

Se você busca uma decoração mais natural e rústica, mas sem perder a elegância, as divisórias de ambiente de madeira são uma ótima opção. São muitos os modelos que se utilizam desse material, mas os chapados lisos, os vazados ou os de treliça são os mais procurados. A madeira também é muito usada em biombos, que têm a vantagem de ser divisórias móveis, permitindo a mudança da configuração do ambiente.

Divisória de ambiente de tecido 

Imagem: Adobe Stock

Divisórias de ambiente de tecido são simples e funcionais. As cortinas de tecidos opacos, funcionam bem para quem precisa de ambientes bem protegidos da luminosidade. Já os tecidos mais leves, translúcidos permitem a passagem de luz natural de uma forma mais suave. Biombos feitos de tecidos também são uma boa opção de divisória, com a vantagem de serem móveis, adaptando-se às necessidades de mudança.

Divisória de ambiente de drywall

Imagem: Adobe Stock

Para quem necessita de divisórias fixas, incorporadas à decoração da sua casa, o uso do drywall é sem dúvida uma das pedidas mais práticas. De fácil instalação, esse material se adapta a qualquer espaço e permite que se crie nichos de decoração na própria divisória além de embutir a iluminação garantindo um toque a mais de sofisticação aos ambientes.

Divisória de ambiente de vidro

Imagem: Adobe Stock

A maior vantagem desse tipo de divisória é permitir a passagem da luz natural. Ela serve para escritórios comerciais ou para uso residencial, na separação da cozinha ou na divisão entre a sala de jantar e a sala de visitas, por exemplo. Existem opções de vidro transparente, para ambientes longe das janelas, e jateados que, garantem maior privacidade. A sofisticação é uma marca desse tipo de material.

Divisória de ambiente de cobogó 

Imagem: Adobe Stock

Cobogó é a denominação dada ao elemento vazado, normalmente feito de cerâmica, barro ou cimento, que, usado como divisória de ambientes, assegura maior ventilação e luminosidade no espaço. Disponíveis em cores e formas variadas, trazem um elemento decorativo funcional especialmente para áreas externas​​.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e transforme o seu lar com estilo, praticidade e otimização!

Deixe uma resposta